8 dicas para um Natal sustentável

Sustentabilidade é a palavra de ordem durante todo o ano, mas no Natal é ainda mais importante. Descubra 8 dicas para um Natal sustentável e, por isso, ainda mais especial.

O Natal é uma época mágica, mas infelizmente é também a altura do ano em que o consumo provoca maior impacto ambiental, desgaste de recursos e produção de resíduos. Segundo a Quercus, a quadra festiva traz consigo mais 24% de lixo face aos restantes meses do ano. Estima-se, por exemplo, que 12 milhões de rolos de papel de embrulho sejam descartados todos os anos em Portugal. A boa notícia é que é possível aproveitar o melhor desta época de forma mais amiga do ambiente – e sem poupar na magia. Revelamos 8 dicas para um Natal sustentável.

 

1. Decoração sustentável

Opte por decorações de Natal reutilizáveis, feitas de materiais sustentáveis ou reciclados. Evite enfeites descartáveis e escolha decorações duradouras que possam ser utilizadas ano após ano. Não só contribui para um planeta mais saudável, como vai envolver a sua casa com um charme rústico, autêntico e acolhedor. Uma decoração sustentável perfeita para um Natal ainda mais especial e consciente.

 

2. Iluminação eficiente

Faça o seu Natal brilhar com iluminações eficientes, natalícias económicas e duradouras. As luzes LED consomem menos eletricidade, duram mais e reduzem o impacto ambiental. E não só no Natal, mas durante todo o ano. Se ainda não substituiu as lâmpadas lá de casa, está na hora de o fazer. Passe na Worten e descubra as alternativas mais eficientes para iluminar o seu Natal.

 

3. Presentes eco-friendly

Surpreenda a família e amigos com presentes que fazem a diferença. Prefira produtos feitos localmente, itens reciclados ou reutilizáveis, brinquedos ecológicos ou até mesmo cabazes com produtos naturais. Com esta dica, estará a provocar um impacto positivo múltiplo: sustentabilidade ambiental, redução de resíduos, apoio à economia local, criatividade e exclusividade. Por exemplo, na nossa loja O Boticário poderá encontrar coffrets prontos a oferecer, com produtos que respeitam o ambiente e promovem as melhores práticas de sustentabilidade e proteção animal a nível global.

 

4. Embalagens conscientes

Opte por embrulhos de presente sustentáveis, como papel reciclado, tecidos reutilizáveis ou até mesmo embalagens criativas que possam ser reaproveitadas. Evite papel de embrulho laminado e fitas não recicláveis. É a oportunidade perfeita para tornar o presente ainda mais personalizado, impressionar a família e amigos e ajudar a preservar o meio ambiente.

 

5. Confeção inteligente de refeições

É na cozinha que ocorre grande parte do consumo energético familiar. Por isso, aproveite ao máximo o espaço do forno para confecionar mais de um prato simultaneamente. Ao fazer isso, estará a poupar energia e a garantir mais refeições de uma só vez. Adote esta prática simples, sustentável e eficaz na cozinha no Natal e durante todo o ano.

 

6. Recolha de óleo alimentar

Filhoses, sonhos e todos os doces fritos e petiscos típicos da época envolvem um aumento no consumo de óleo. É fundamental que o óleo usado seja recolhido e entregue para reciclagem num ponto de recolha especializado para o efeito. Caso contrário, pode provocar sérios danos ambientais, contaminar o solo e a água e prejudicar a fauna e flora locais. Garanta que o óleo seja processado de maneira segura e ambientalmente responsável.

 

7. Árvores de Natal sustentáveis

Considere ter uma árvore de Natal sustentável como uma artificial, que possa ser reutilizada durante vários anos. Se preferir ter uma árvore natural, escolha as que são cultivadas localmente e de forma sustentável. Informe-se sobre projetos comunitários perto de si que disponibilizem alternativas conscientes.

 

8. Donativos sustentáveis

Espalhe a magia natalícia através de donativos sustentáveis. Passe a casa a pente fino e coloque de parte roupa, peças e outros objetos que já não use e que ainda possam ser úteis a instituições de solidariedade social. Desta forma, estará a promover uma segunda vida de itens que seriam descartados. Se possível, considere também doar alimentos, brinquedos e itens essenciais.

 

Albufeira Terrace, a tornar o seu Natal sustentável e ainda mais especial

Cada escolha consciente soma para criar um impacto ambiental duradouro. Faça parte desta mudança e explore o mundo de possibilidades conscientes do Albufeira Terrace. Porque um Natal sustentável é um presente para todos. Esperamos por si!