Autoexame da mama: como fazer

Aprenda o passo a passo para fazer corretamente o autoexame da mama – um exame muito importante na deteção prematura do cancro da mama.

Uma alteração no tecido mamário não é sinónimo de cancro. No entanto, o autoexame da mama é fundamental para detetar e agir precocemente, caso seja necessário. Aprenda como e quando fazer este exame que pode salvar vidas.

 

O que é o autoexame?

O autoexame da mama é uma ferramenta de avaliação visual (observação) e física (apalpação), que serve para detetar os sinais e sintomas de cancro da mama. Pode ser feito pela própria pessoa ou por um profissional de saúde numa consulta de rotina, por exemplo.

 

Porquê fazer este autoexame de prevenção do cancro da mama?

Sabia que quase metade dos cancros da mama são detetados por mulheres que sentem um caroço? Esta foi a conclusão de um estudo da Universidade Johns Hopkins e mostra bem a importância de realizar autoexames de forma regular. Este processo ajuda a que conheça melhor o seu corpo e facilita a deteção prematura de um possível cancro da mama. Ao observar e tocar no tecido mamário com regularidade vai familiarizar-se com o seu aspeto e consistência, e ser capaz de detetar qualquer alteração na mama muito mais rapidamente.

 

Com que frequência deve ser feito o autoexame da mama?

Todas as mulheres adultas devem realizar o autoexame da mama pelo menos uma vez por mês, uns dias após a menstruação, e sempre no mesmo dia. Assim, conseguem detetar mais facilmente qualquer alteração. No entanto, se existir um historial de cancro da mama na família, apenas o autoexame não é suficiente. Nestas situações, deve ser acompanhada de perto pelo seu médico.

 

Autoexame da mama em 10 minutos

O autoexame não é um diagnóstico, mas permite detetar sinais de alarme e ser acompanhada o mais cedo possível por profissionais de saúde. Apenas 10 minutos, uma vez por mês, podem fazer uma grande diferença na sua saúde.

 

Passo 1: Observação

O autoexame da mama começa com a fase de observação:

  • Coloque-se em frente a um espelho, sem camisola e sem soutien, e observe a axila e a mama de cada lado. Analise bem a sua forma, verifique se existe alguma assimetria, alguma diferença no tom de pele, mancha ou alto.

  • Apoie os dois braços na cabeça e volte a observar as axilas e as mamas.

  • Levante os braços totalmente e repita o processo de observação.

  • Coloque as mãos na anca, inspire fundo e deixe o ar entrar e alargar a caixa torácica, e analise novamente toda a região mamária e das axilas.

 

Passo 2: Apalpação

De seguida, avance para o próximo passo, a apalpação das mamas e das axilas:

  • Coloque a mão sobre a mama do lado oposto (ex.: mão esquerda, mama direita) e apalpe-a devagar para verificar se sente algum volume anormal, como um caroço.

  • Com as pontas dos dedos unidas, faça movimentos circulares e pressione ligeiramente a mama, desde o mamilo até à parte externa da mama.

  • De seguida, levante o braço e faça novamente movimentos circulares com uma leve pressão.

  • Continue com o braço levantado e apalpe a axila para verificar se existe algum inchaço, desconforto ou volume. Pressione ligeiramente o mamilo para ver se ocorre algum corrimento.

  • Deite-se, apoie a cabeça numa almofada e o ombro numa toalha, e repita todo o processo de apalpação.

 

Sinais de alarme no autoexame

Deve contactar o seu médico se detetar algum destes sinais de alarme durante o autoexame da mama:

  • Sentir alguma dor ou desconforto que não tenha sentido até então;
  • Verificar alguma alteração no aspeto, tamanho ou forma das mamas e/ou das axilas;
  • Sentir algum caroço, inchaço ou outro volume anormal nas mamas e/ou nas axilas;
  • Verificar algum corrimento no mamilo.

 

É importante relembrar que o autoexame da mama não substitui exames específicos, como a mamografia. Se detetar algum sinal ou alteração, contacte o seu médico.